AYURVEDA

Ayurveda é a medicina desenvolvida na Índia há cerca de 7 mil anos, o que faz dela um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade. Baseia-se no sistema dos cinco elementos que formam toda a manifestação material do universo: ÉTER, AR, FOGO, ÁGUA E TERRA.

Segundo essa Ciência Védica, você não é o que pensa; você esta além dos pensamentos, é o microcosmo do macrocosmo, formado através dos elementos da natureza que constituíram os corpos: físico, mental, emocional e energético em todo universo, dando a nós, esta máquina perfeita que é o corpo humano.

O Ayurveda afirma que existem 3 humores biológicos ou biótipos, chamados de Doshas, que correspondem ao percentual de determinado elemento natural em nosso organismo, que são: Vata, Pitta e Kapha (ilustração ao lado).
Pode haver um predomínio de dois destes humores (bidosha) ou de três deles (tridosha) na constituição individual.

Na visão Ayurvédica, um excesso ou deficiência destas características descritas indica um desequilíbrio no Dosha (humor biológico) correspondente, o que gera alterações patológicas nos corpos (vrikruti). Nesses casos, orienta-se várias formas para equilibrar o dosha, tentando aproximar ao máximo de sua essência primordial (prakruti). Afinal, a filosofia da saúde perfeita buscada pela Ayurveda acredita e propõe que, aquele que vive em harmonia, alcança a felicidade e paz, nos simples atos cotidianos.

AVALIAÇÃO AYURVÉDICA

Procede com a realização de uma anamnese e uma análise física. O seu ritmo diário, suas rotinas, a sua infância, manias, gostos e sua constituição são características somente suas, que no Ayurveda podem ser ajustados para uma plena saúde. Reconhecendo seu biótipo que chamamos de dosha, a avaliação ayurvédica vai aferir todas as desarmonias para propor um tratamento através da alimentação, procedimentos ayurvédicos, uso de ervas e especiarias, óleos vegetais e essenciais e ajustes de rotina para trazer um sono tranquilo e reparador, um processo digestivo eficiente, mente clara, dinamismo, articulações saudáveis, sistemas, órgãos e sentidos em perfeito estado.

A Avaliação tem duração média de 1h e 30min.

PANCHAKARMA

Panchakarma

Tratamento de eliminação de toxinas que compreende cinco métodos de limpeza plena do corpo e da mente

 

Panchakarma é uma série de tratamentos que ajudam a retirar toxinas do organismo, eliminar a acidez metabólica que causa radicais livres no corpo, desintoxica, fortalece o sistema imunológico, restaura nossos ritmos naturais e nossa força vital.

Entrevista com a Dra. Maísa Misiara – idealizadora da Clínica Cítara Saúde

1 – Panchakarma: qual é a tradução literal dessa palavra e qual o sentido do tratamento (melhor usar a palavra “processo”) dentro da filosofia ayurvedica?

Panchakarma palavra sânscrita que significa literalmente cinco ações é um tratamento que tem sua origem no Ayurveda, medicina milenar, sistema de tratamento vigente na Índia e que se originou nos Vedas,um dos registros mais antigos do conhecimento da humanidade.

Podemos traduzi-la como Cinco Processos a serem realizados com o objetivo de prevenção ou cura de doenças por meio da redução (eliminação de toxinas) e tonificação dos tecidos, restabelecendo o equilíbrio físico e emocional.

O sentido desse tratamento que a antiga Sabedoria dessa medicina nos ensina é que, como premissa, devemos antes desintoxicar nosso corpo e nossa mente, para depois nutri-los com perfeição. Limpo, nosso organismo consegue absorver os nutrientes e vitaminas que lhe são oferecidos e que, em caso contrário só aumentariam sua intoxicação e desequilíbrio.

2 – Os chamados tratamentos “detox” têm sido bastante criticados nos últimos tempos, ora apontados como inócuos, ora acusados como prejudiciais à saúde, por conta de inúmeros efeitos colaterais. De que forma o Panchakarma se coloca (ou se distingue) dos outros tratamentos detox?

 

O Panchakarma é mais do que um tratamento “detox”.

A grande crítica aos tratamentos de “detox”, que estão se popularizando rapidamente, é que eles levam à desvitalização dos tecidos do nosso organismo, pela retirada pouco cautelosa e indiscriminada de seus elementos tóxicos e também não tóxicos, sem o cuidado em avaliar seu limite, prepará-lo e subseqüentemente, nutri-lo adequadamente.

O Panchakarma difere destes tratamentos, pois além de eliminar as toxinas, nutre e tonifica imediatamente o organismo, restaurando a vitalidade dos órgãos, a jovialidade emocional, o rejuvenescimento de dentro para fora num sentido amplo e não meramente estético.

3 – Como é (na prática)? São cinco etapas, certo? A pessoa deve seguir uma dieta específica, quais são os óleos e ervas ingeridos ao longo do processo e que reações eles provocam?

 

Os cinco processos tradicionais são:

Vamana ou vômito terapêutico (elimina as toxinas acumuladas no estômago)

Virechana ou diarréia terapêutica (elimina as toxinas acumuladas no fígado e intestino delgado)

Basti, para limpeza intestinal

Nasya, tratamento através das narinas (a porta de entrada do cérebro), que limpa os seios da face.

Rakta mokshana, limpeza do sangue

Na prática é realizado o diagnóstico para definir qual o tratamento mais adequado e que respeita a totalidade do indivíduo. Avalia-se a possibilidade de uma patologia instalada, além das características psicofísicas da pessoa. A idade, clima onde mora, resistência, estação do ano são também levados em consideração.

Cada paciente terá uma recomendação individual de acordo com esse conjunto de dados e, não necessariamente será submetido aos cinco processos de limpeza.

As reações de um Panchakarma corretamente administrado são: sensação de leveza, paz, bem estar, agilidade, calma, disposição, alegria, bom humor, vitalidade.

Porém de acordo com o grau de intoxicação que a pessoa tenha, podem ocorrer reações como enjôos, desarranjos leves gastrointestinais, tonturas; reações que são passageiras e previsíveis. Por isso mesmo, esse tratamento deve ser prescrito e acompanhado por um médico experiente em Ayurveda.

 

5 – Todo mundo pode fazer? As reações ao Panchakarma são iguais? Funciona mais em casos assim ou assado?

Nem todo mundo pode submeter-se ao Panchakarma. Existem restrições e contra-indicações: na gravidez, imediatamente após o parto, em idosos debilitados, crianças, pessoas com anemia severa, e em algumas doenças graves

 

Dra Maisa Misiara, clínica geral, especialista em Homeopatia e Ayurveda, idealizadora da Clínica Cítara Saúde; Docente do Instituto de Cultura e Escola de Homeopatia.

TERAPIAS

Abhyanga A nutrição da pele e os equilíbrios físicos, mentais e energéticos são os principais efeitos da abhyanga, que tem como objetivo revitalizar o ser humano, através do equilíbrio dos doshas.
A massagem é feita com óleo medicinal e deslizamento das mãos em todo corpo, trabalhando sob pontos vitais, marmas, que agem diretamente em órgãos e sistemas, estimulando a circulação sangüínea e linfática e eliminando as toxinas, fortalece os sistemas nervoso e imunológico, retardando o envelhecimento, provocando uma sensação de repleta descontração muscular e harmonia do dosha
.

Shirodhara – Muitas vezes comparada com uma meditação induzida pois a mente permanece em zona alpha, a mesma que se consegue no estágio do sono, quando se recebe Shirodhara.
Durante 30 a 40 minutos um fluxo contínuo de óleo morno e medicado com ervas cairá no centro da testa provocando uma sensação de conforto e bem estar extremamente relaxante.
O Shirodhara age diretamente sobre a glândula pineal, responsável por vários distúrbios neurológicos, inibindo a liberação de substâncias que causam o estres e liberando endorfina e serotonia, hormônios do prazer.
Vários distúrbios podem ser tratados através do shirodhara, como síndrome do pânico, cansaço, deficiência de libido, depressão, insônia, irritabilidade, labirintite, fobias e outros de origem neurológica.
Um melhor resultado com o tratamento shirodhara é alcançado quando o paciente recebe uma massagem ayurveda abhyanga anteriormente, então, várias considerações deverão ser avaliadas para que o tratamento possa alcançar o objetivo esperado.

Shiroabhyanga – É uma combinação do shirodhara com abhyanga somente na região dos ombros, pescoço e cabeça. Primeiramente aplica-se o shirodhara, depois trabalha os movimentos da abhyanga nessas regiões.
Este tratamento nutre os cinco sentidos, privilegiando os pontos de marma, muitos dos quais estão localizados ao redor da cabeça.
Recomendado para vata em excesso e pita, dores de cabeça, altos níveis de estresse, insônia, problemas do couro cabeludo, dores de cabeça, altos níveis de estresse, dentre outros.

Swedana – É uma sauna terapêutica. Após a aplicação da massagem, o paciente sentado recebe vapor no corpo com a utilização de ervas medicinais que vão beneficiar a eliminação das toxinas que estão misturadas aos tecidos, dhatus, do corpo através dos poros localizados no nosso maior órgão, a pele.

Udwartana – Uma massagem feita com uma pasta ou um pó de ervas, aplicado sobre todo o corpo e massageando profundamente com movimentos específicos aquecendo o fluxo sanguíneo para a superfície da pele e promovendo uma suave esfoliação deixando a pele macia e purificada.
Udwartana, é reconhecida em toda Índia como uma especial terapia que promove o rejuvenescimento do corpo, tornando-o mais lustroso, macio, saudável e cor de luz viva que faz a diferença pelo brilho produzido pela mistura aplicada ao corpo e relaxamento produzido em todo o trabalho.

Patra Potali – O Patra potali é um tratamento feito com “trouxinhas” (pindas) de ervas medicinais anti-flamatórias, que são esfregadas em todo o corpo, conjugadas a alongamentos com bastante óleo medicado dando ênfase nas articulações e nas regiões onde o paciente sente dor.
Indicado para dores articulares, artrite, rigidez articular, psoríase, condições de excesso de Pitta.
Além de ser uma terapia muito eficaz no tratamento de doenças inflamatórias é altamente relaxante e agradável de ser recebida.

Pinda Sweda – Tratamento realizado como o Patra potali, feito com “trouxinhas” de arroz cozido no leite, com ervas tonificantes e nutritivas, que serão deslizados e friccionados em todo o corpo.
É uma técnica rejuvenescedora dos tecidos musculares e articulares, que promove o amaciamento dos tecidos.
A técnica beneficia o alívio de várias desarmonias como: reumatismo, osteoartrite, gota, contraturas musculares, paralisias, sistema nervoso,  dentre outra.