AYURVEDA

O Ayurveda,

Segundo o meu ponto de vista, e como acredito que ele pode te ajudar

Por Daniel Arantes

Já pensou em receber um manual do funcionamento do seu corpo? Entender como otimiza-lo, torna-lo mais feliz, alegre e forte, assim como, saber como acalmar a mente e tornar suas emoções mais saudáveis?

E se existisse um sistema que você entendesse a causa da sua doença ou desarmonia e como trata-la de forma mais natural e auto responsável?

Você quer se empoderar e tomar as rédeas do auto cuidado para livrar-se de sintomas dessagráveis, perturbações mentais e emocionais?

Se a resposta é sim, você tem que conhecer o Ayurveda. Um sistema de medicina indiano, tido como o mais antigo da humanidade, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Literalmente, significa ayur = vida, veda = conhecimento, logo o conhecimento da vida.

Entende que todo corpo vivo, assim como, matéria inerte, é um microcosmo do macrocosmo, sendo que segundo o ayurveda tudo é formado por energia e está, pode ser melhor compreendida por meio dos elementos da natureza, que neste sistema são  reconhecido cinco deles: Éter, ar, fogo, água e terra. Tais elementos compõe o que chamamos de doshas, que confere o que entendemos como biótipo ou corpos, sendo físico, mental, emocional e energético. Desta forma, o ayurveda reconhece 3  doshas, que são: Vata = Éter e Ar, Pitta = Fogo e pouca água e Kapha = Terra e água. Estes doshas podem combinarem entre si, a maioria das pessoas são bidoshas, ou seja, tem dois doshas mais representativos em seu sistema. Estas combinações segundo o ayurveda determina sua estrutura física, mental e emocional, assim, o tal manual de como funciona o ser humano que muitas vezes brincamos que poderia existir, no meu ponto de vista é dado pelo estudo do ayurveda. Uma vez que você entende como estes elementos (dosha) constitui os seus sete corpos e como tudo isso funciona e interage com os fatores externos, como: clima, alimentação, rotinas; os diversos ambientes que nos confere determinadas sensações de tensão, harmonia e prazer; fazes da lua e dos demais planetas; ai sim você terá posse deste “manual” de funcionamento para saber como operacionalizar a fantástica máquina que recebeu para experimentar o que chamamos de vida. Como outros sistemas de sáude oriental é uma medicina de autoconhecimento e é neste quesito que gostaria de colocar dez pontos em especial:

1. SEJA SEU PRÓPRIO MÉDICO – O seu dosha é único, pois ele contém uma quantidade única de cada elemento, assim como, suas digitais. Desta forma, um terapeuta, médico, astrólogo ou qualquer outro profissional de sáude e bem estar, torna-se um mero facilitador na busca da sua compreensão deste ser que é você e de como o mantê-lo feliz, saudável e ativo. Isto porque, somente você pode de fato se cuidar, no seu dia a dia com cada uma das suas escolhas e busca de conhecimento. Não queira delegar de forma cega este privilégio a nenhum profissional por mais qualificado que ele seja, pois só você sabe onde, como, quando e se dói.Claro que se orientar com um profissional no que tange sua saúde é fundamental, mesmo porque, alguns procedimentos, orientações e leituras do seu quadro possa requerer informação e experiência das quais você ainda não adquiriu, mas o que digo é que leia sobre as informações que te dão, interesse-se, questione, consulte outros profissionais e principalmente, busque o autoconhecimento, através da observação do seu corpo por meio da pratica do silencio, da meditação e também do estudo desta ciência e do seu metabolismo, assim como, de nutrição, exercício, controles e mecanismos da mente, do corpo emocional e espiritual.

2. NÃO, NÃO É RELIGIÃO – Saiba também que apesar do ayurveda ter nascido na Índia, ele não é religião, muito menos Hinduísta. É uma complexa e muito bem fundamentada ciência que atravessou mudanças milenares e ainda hoje é reconhecido e aplicado não só na India como em qualquer lugar no mundo. Esta ciência foi trazida principalmente através dos Vedas (Escrituras Sagradas) recebida por grandes sábios. Suas fundamentações veem de estudos profundos de astrologia, tantra, yoga e medicina propriamente dita.

3. NÃO, NÃO PRECISA TRAZER A ÍNDIA PARA O BRASIL PARA SEGUIR SEU TRATAMENTO – Todo este conhecimento tem tratados infindáveis de o que, como e quando fazer para cada caso específico, mas ao meu ver, mais importante que ser totalmente leal ao que diz tais tratados do ayurveda, é o pensar ayurvédico. Porque assim, tudo fica mais leve e fácil, digo isso, pois acho totalmente ayurvédico utilizar de uma técnica de shiatsu ou reiki quando meu cliente não pode ou mesmo não quer receber massagens com óleos, assim como, utilizar óleos essenciais ao invés de medicar os óleos com ervas indianas como segue o protocolo. Enfim, entender os elementos da natureza e saber interagir o conhecimento antigo com atual, a meu ver, não corrompe em nada o ayurveda. Como diz meu Guro, Prem Baba, “a melhor medicina é a que cura”.

4. É MUITO MAIS QUE MASSAGEM, TEM MAIS A VER COM NUTRIÇÃO – Afinal, do que você se alimenta? Sabia que seu maior órgão é sua pele e que tudo que você coloca nela é totalmente absorvido pelo seu metabolismo, nutrindo ou intoxicando? Assim, tudo se coloca na pele deveria poder comer. Já pensou que sons, imagens, palavras, leitura, ambientes, cremes, remédios, ou seja, tudo que entra em contato com você, seja de forma material, como ao comer carne ou formas sutis, como sons e pensamentos te alimenta positiva ou negativamente? Se nunca pensou nisso, bem vindo ao ayurveda. Outra coisa, não existe uma massagem ayurvédica, temos abhyanga, garshana, udwartana e mais uma infinidade massagens e outros procedimentos, que irão nutrir e favorecer de diferentes formas. Assim, torna-se fundamental uma avaliação feita por um profissional qualificado.

5. SIM, REPENSAR E ATÉ MUDAR HÁBITOS PODE SER NECESSÁRIO – Não pense que este sistema é isolado das suas escolhas, principalmente da sua alimentação e hábitos de vida. O que come e como vive sua vida, tem TUDO a ver com sua saúde física, mental e claro emocional e espiritual.

6. APRENDA A FAZER BOAS ESCOLHAS – Desta forma, o ayurveda pode te dar a chave do seu empoderamento e da libertação, através da auto responsabilidade.  São por meio das suas escolhas dia após dia que você se adoece ou se cuida, mas fique tranquilo, caso tenha feito escolhas que te adoeceram, saiba que nada é por acaso  e como diz o título de um livro muito interessante que tive a oportunidade de ler “A doença como Caminho”, esta experiência de adoecimento pode dar o caminho para reconhecer  o que o levou a seguir por está escolha e como escolheu adoecer, pode agora mesmo escolher se cuidar e compreender, tendo a doença como material de estudo para uma verdadeira cura.6. APRENDA A FAZER BOAS ESCOLHAS – Desta forma, o ayurveda pode te dar a chave do seu empoderamento e da libertação, através da auto responsabilidade.  São por meio das suas escolhas dia após dia que você se adoece ou se cuida, mas fique tranquilo, caso tenha feito escolhas que te adoeceram, saiba que nada é por acaso  e como diz o título de um livro muito interessante que tive a oportunidade de ler “A doença como Caminho”, esta experiência de adoecimento pode dar o caminho para reconhecer  o que o levou a seguir por está escolha e como escolheu adoecer, pode agora mesmo escolher se cuidar e compreender, tendo a doença como material de estudo para uma verdadeira cura.

7. PERSEVERE, MAS VÁ COM CALMA – Apesar de ser maravilhoso ter este PODER de escolha e que com certeza o ayurveda pode contribuir muito para o bem viver, isto não significa que será fácil e muito menos rápido, pois infelizmente nossa cultura e vários outros aspectos foram arraigados muito profundamente em nosso ser e devemos ter paciência e persistência para querer ver e mudar determinados estilos e escolhas que nos adoecem.

8. FORÇA PARA ACEITAR A VERDADE – Tomar consciência da difícil verdade do NÃO que temos para a saúde. Reconhecer que, caso você não tenha uma plena saúde é porque você NÃO QUER, que você não é vítima de algo do acaso, pois é neste olhar sincero para este tal NÃO, que haverá a possibilidade de novas escolhas, onde o respeito e o acolhimento de toda a sua história serão fundamentais.

9. AMOR É SÓ COM AMOR – Sim, este acolhimento é realmente importante, posso dizer com propriedade que antes de conhecer o ayurveda. passei por muitos psicólogos e psiquiatras, chegando a tomar medicamentos para acordar e dormir em busca de alivio para uma depressão que corroía minha alma, mas foi com o ayurveda e o amor de muitos cuidadores que cheguei a curar a depressão. É verdade que ainda cometo deslizes, mas sigo firme na busca de mais conhecimento e práticas para uma vida mais plena e feliz, com amor com meu próprio processo acredito que tenho colhido ótimos resultados e que você também pode colher.

10. É PRECISO QUERER – Oxalá que você tome esta decisão a seu favor, oxalá que o ayurveda possa ser uma das suas ferramentas de auxilio, caso estes dois pontos sejam possíveis, será um prazer poder apoiar de alguma forma. Seja como for, cuide bem de você, acredite, você MERECE!

Daniel Arantes

Terapeuta Ayurvédico

Avaliação Ayurvédica

Procede com a realização de uma anamnese e uma análise física. O seu ritmo diário, suas rotinas, a sua infância, manias, gostos e sua constituição são características somente suas, que no Ayurveda podem ser ajustados para uma plena saúde. Reconhecendo seu biótipo que chamamos de dosha, a avaliação ayurvédica vai aferir todas as desarmonias para propor um tratamento através da alimentação, procedimentos ayurvédicos, uso de ervas e especiarias, óleos vegetais e essenciais e ajustes de rotina para trazer um sono tranquilo e reparador, um processo digestivo eficiente, mente clara, dinamismo, articulações saudáveis, sistemas, órgãos e sentidos em perfeito estado.

A Avaliação tem duração média de 1h e 30min.

Panchakarma

Panchakarma

Por Daniel Arantes

Rejuvelhecer de dentro para fora, a beleza expressada de forma natural, ou seja, por meio da saúde plena, revitalizar órgãos internos e dá a eles a força necessária para trabalhar a favor da sua saúde física, mental e emocional, recuperar a saúde de forma totalmente natural e prevenir-se de todo mal estar, pelo menos aqueles provocados por desequilíbrios internos do nosso organismo, estes são alguns dos muitos benefícios que um panchakarma pode te proporcionar.

O panchakarma pode ser entendido como uma desintoxicação interna por meio de expurgos, mas seria simplório demais colocá-lo desta forma, devido todo o potencial guardado por este precioso processo de limpeza. Trazido do milenar sistema médico da Índia, o ayurveda, panchakarma literalmente significa cinco ações, que falam sobre os expurgos feitos por cinco métodos diferentes para a limpar de forma específica, determinados órgãos internos.

Trata-se de uma sábia forma de alcançar a máxima revitalização de todo nosso sistema orgânico, o que irá favorecer ao alivio de sintomas e sensações desagradáveis, como emoções e pensamentos confusos e negativos, provocados pelo mal funcionamento dos órgãos internos.

Quando nosso organismo é sobrecarregado por meio de situações estressantes, seja por excesso ou má qualidade de alimentos, materiais intoxicantes, experiências traumáticas e até mesmo ambientes e pessoas toxicas, tais toxinas param em nosso corpo e acabam por provocar emoções desequilibradas de raiva, letargia, melancolia, entre várias outras e que também poluem pensamentos, criando um ciclo vicioso, pois entorpecem a nossa sabedoria interna e faz com que tenhamos pensamentos cada dia mais negativos e doentes, o que atrair situações ainda mais desequilibrantes de forma energética.

Você já percebeu que uma pessoa com raiva, provoca uma tensão no ambiente e muitas vezes pioram determinadas situações? Isto porque emoções e pensamentos desequilibrados geram reações na mesma ordem, assim como, a harmonia e alegria contagiam ambientes e pessoas deixando tudo mais leve e receptivo.

Neste entendimento, o termo enfezado nos orienta que fezes paradas em nosso intestino irritam o sistema nervoso nos deixando suscetíveis a tensões nervosas e desequilíbrios mentais e emocionais. Claro, estas vezes mal processadas e paradas nas paredes intestinais envenenam tudo ao redor, assim como, uma alimentação muito ácida, fará de você uma pessoa igualmente ácida, dando má resposta em todos, esquentando e correndo relações.

Aprenda a entender como estes mecanismos funcionam e saiba que muitas das doenças são provocadas por intoxicação e sobrecarga dos órgãos internos, marque sua avaliação e conheça as terapias mais indicadas para seu biótipo e histórico de saúde.

 

Benefícios:

  • Preparo e orientações de forma antecipada e organizada de todo o processo;
  • Escolha da melhor data para você e para seu processo;
  • Rejuvenescer, tonificar órgãos internos e conseqüente melhora da saúde como todo;
  • Prevenção e recuperação de processos de adoecimentos;
  • Tempo hábil para o pedido e preparo de ervas e materiais que melhor serão para seu caso;
  • Respeito a sua individualidade e dificuldades de adaptação de mudanças e melhora de hábitos alimentares e de rotinas;
  • Procedimento milenar e respaldado por muitos médicos qualificados;
  • Possibilidade de emagrecimentos de forma expressiva e com saúde;
  • A melhor forma e o maior presente que você pode dar a sua saúde.

 

Como Faço o Tratamento

 

  • Marque sua consulta.

Através dela o terapeuta irá definir qual o tratamento mais adequado e que respeita as características (dosha) do indivíduo. Cada paciente terá uma recomendação individual e raramente será submetido aos cinco processos de limpeza.

  • Fique no conforto da sua casa enquanto passa pelo tratamento.

O paciente não precisa se internar, apenas terá que ter disponibilidade de tempo para as exigências quanto a aplicação dos procedimentos que ocorrem até duas vezes no mesmo dia. Os procedimentos serão pré agendados de acordo com a vaga na agenda e a sua disponibilidade. Alguns procedimentos só podem ser realizados pela manhã e outros só à tarde, mas os dias e horários serão combinados e agendados com antecedência.

  • Prepare-se para receber um tratamento que pode durar até 90 dias.

O paciente é submetido a uma série de tratamentos complementares, dentre eles uma dieta preparatória de desintoxicação, medicamentos que induzem a desintoxicação, massagens ayurvédicas para mobilização de toxinas, relaxamento e equilíbrio mental.

  • Deixa sair!

Após a preparação você irá receber os procedimentos de limpeza adequados ao seu quadro. Cada procedimento é preparado e/ou aplicado em média sete dias consecutivos, sendo que no mínimo serão submetidos dois procedimentos. Exemplo: Virechana e Basti. Desta forma, o tratamento de panchakarma propriamente dito, que são as eliminações por meio de expurgos, tem uma duração máxima de 21 dias. O terapeuta apresenta o seu roteiro de tratamento e juntos planejam os dias e horários a serem aplicados.

  • Uma vez desintoxicado, começa o verdadeiro tratamento de saúde!

Após os processos de limpeza você será orientado em como proceder para manter o equilíbrio e a saúde através de uma rotina diária, orientação alimentar adequada ao dosha, práticas de respiração (pranayamas), e práticas físicas (yoga). Certamente, você será direcionado a um nutrólogo para submeter a exames específicos para suplementação adequada de nutrientes e/ou outros médicos e especialistas.

Daniel Arantes

Terapeuta Ayurvédico

Entrevista com a Dra Maísa Misiara, idealizadora da Clínica Cítara Saúde, sobre Panchakarma

 

Panchakarma é um tratamento que retiram as toxinas do organismo, elimina a acidez metabólica que causa radical livres no corpo, desintoxica, fortalece o sistema imunológico, nutri os tecidos, restaura os ritmos naturais e a força vital. Literalmente significa “cinco ações”, que equivalem aos cinco procedimentos de limpeza e nutrição do metabolismo. Estes procedimentos

São eles:

  • Vamana – elimina as toxinas acumuladas no estômago.
  • Virechana – elimina as toxinas acumuladas no fígado e intestino delgado
  • Basti – para limpeza intestinal
  • Nasya – limpa os seios da face
  • Rakta mokshana – limpeza do sangue

O objetivo do Panchakarma é de prevenção ou cura de doenças por meio dos processos descritos acima, onde o paciente deverá ter o devido preparo que acontece por meio de dietas, ingestão de ervas, óleos e procedimentos de massagens, sauna e shirodhara.

Este tratamento faz parte do sistema de medicina milenar da Índia, chamado Ayurveda que tem como significado Ayur – Vida, Vedas – Conhecimento. Reconhecido pela OMS como medicina o ayurveda, apesar de ainda não ser reconhecido como medicina no Brasil, vem sendo estudado e praticado por diversos médicos e especialistas em saúde que busca uma abordagem mais natural, preventiva e completa sobre a saúde.

 

PORQUE RECEBER O PANCHAKARMA

Pergunte-se primeiro: “Estou intoxicado”?

Um corpo intoxicado não se tem vitalidade e resistência para seguir a vida.

A má digestão, sensação de queimação, refluxo, gases, retenção de líquidos, insônia pioram a disposição psíquica.

Por outro lado, condições psíquicas tais como a dispersão, medo, insegurança, raiva, letargia, depressão, por sua vez agravam os incômodos orgânicos.

Esse círculo vicioso pode ser interrompido com o Panchakarma. Os resultados esperados são saúde restaurada, disposição, bom humor, vitalidade, agilidade, calma, sensação de leveza e bem estar.

Porém de acordo com o grau de intoxicação que a pessoa tenha, podem ocorrer reações como enjoos, desarranjos leves gastrointestinais, tonturas; reações que são passageiras e previsíveis. Por isso mesmo, esse tratamento deve ser prescrito e acompanhado por um terapeuta e/ou médico experiente em Ayurveda.

CONTRAINDICAÇÕES: na gravidez, imediatamente após o parto, em idosos debilitados, crianças, pessoas com anemia severa, e em algumas doenças graves. Deve ser avaliado anteriormente cada caso isolado e como se encontra a pessoa em questão.

 

O PANCHAKARMA É UM DETOX?

“DETOX”, que significa detoxicação ou limpeza do metabolismo, se tornou um modismo e deve-se ter muita cautela, pois geralmente leva-se à desvitalização dos tecidos do organismo, pela retirada indiscriminada de elementos tóxicos e também não tóxicos, sem o cuidado de prepará-lo para receber o tratamento, nutri-lo adequadamente e avaliar o limite do paciente.

O Panchakarma difere destes tratamentos, pois há uma pré consulta, um preparo para receber o tratamento e além de eliminar as toxinas, nutre e tonifica imediatamente o organismo, restaurando a vitalidade dos órgãos, o rejuvenescimento de dentro para fora num sentido amplo e não meramente estético.

Dra Maísa Misiara, idealizadora da Clínica Cítara Saúde

TERAPIAS

Abhyanga A nutrição da pele e os equilíbrios físicos, mentais e energéticos são os principais efeitos da abhyanga, que tem como objetivo revitalizar o ser humano, através do equilíbrio dos doshas.
A massagem é feita com óleo medicinal e deslizamento das mãos em todo corpo, trabalhando sob pontos vitais, marmas, que agem diretamente em órgãos e sistemas, estimulando a circulação sangüínea e linfática e eliminando as toxinas, fortalece os sistemas nervoso e imunológico, retardando o envelhecimento, provocando uma sensação de repleta descontração muscular e harmonia do dosha
.

Shirodhara – Muitas vezes comparada com uma meditação induzida pois a mente permanece em zona alpha, a mesma que se consegue no estágio do sono, quando se recebe Shirodhara.
Durante 30 a 40 minutos um fluxo contínuo de óleo morno e medicado com ervas cairá no centro da testa provocando uma sensação de conforto e bem estar extremamente relaxante.
O Shirodhara age diretamente sobre a glândula pineal, responsável por vários distúrbios neurológicos, inibindo a liberação de substâncias que causam o estres e liberando endorfina e serotonia, hormônios do prazer.
Vários distúrbios podem ser tratados através do shirodhara, como síndrome do pânico, cansaço, deficiência de libido, depressão, insônia, irritabilidade, labirintite, fobias e outros de origem neurológica.
Um melhor resultado com o tratamento shirodhara é alcançado quando o paciente recebe uma massagem ayurveda abhyanga anteriormente, então, várias considerações deverão ser avaliadas para que o tratamento possa alcançar o objetivo esperado.

Shiroabhyanga – É uma combinação do shirodhara com abhyanga somente na região dos ombros, pescoço e cabeça. Primeiramente aplica-se o shirodhara, depois trabalha os movimentos da abhyanga nessas regiões.
Este tratamento nutre os cinco sentidos, privilegiando os pontos de marma, muitos dos quais estão localizados ao redor da cabeça.
Recomendado para vata em excesso e pita, dores de cabeça, altos níveis de estresse, insônia, problemas do couro cabeludo, dores de cabeça, altos níveis de estresse, dentre outros.

Swedana – É uma sauna terapêutica. Após a aplicação da massagem, o paciente sentado recebe vapor no corpo com a utilização de ervas medicinais que vão beneficiar a eliminação das toxinas que estão misturadas aos tecidos, dhatus, do corpo através dos poros localizados no nosso maior órgão, a pele.

Udwartana – Uma massagem feita com uma pasta ou um pó de ervas, aplicado sobre todo o corpo e massageando profundamente com movimentos específicos aquecendo o fluxo sanguíneo para a superfície da pele e promovendo uma suave esfoliação deixando a pele macia e purificada.
Udwartana, é reconhecida em toda Índia como uma especial terapia que promove o rejuvenescimento do corpo, tornando-o mais lustroso, macio, saudável e cor de luz viva que faz a diferença pelo brilho produzido pela mistura aplicada ao corpo e relaxamento produzido em todo o trabalho.

Patra Potali – O Patra potali é um tratamento feito com “trouxinhas” (pindas) de ervas medicinais anti-flamatórias, que são esfregadas em todo o corpo, conjugadas a alongamentos com bastante óleo medicado dando ênfase nas articulações e nas regiões onde o paciente sente dor.
Indicado para dores articulares, artrite, rigidez articular, psoríase, condições de excesso de Pitta.
Além de ser uma terapia muito eficaz no tratamento de doenças inflamatórias é altamente relaxante e agradável de ser recebida.

Pinda Sweda – Tratamento realizado como o Patra potali, feito com “trouxinhas” de arroz cozido no leite, com ervas tonificantes e nutritivas, que serão deslizados e friccionados em todo o corpo.
É uma técnica rejuvenescedora dos tecidos musculares e articulares, que promove o amaciamento dos tecidos.
A técnica beneficia o alívio de várias desarmonias como: reumatismo, osteoartrite, gota, contraturas musculares, paralisias, sistema nervoso,  dentre outra.