PANCHAKARMA

Panchakarma

Tratamento de eliminação de toxinas que compreende cinco métodos de limpeza plena do corpo e da mente

 

Panchakarma é uma série de tratamentos que ajudam a retirar toxinas do organismo, eliminar a acidez metabólica que causa radicais livres no corpo, desintoxica, fortalece o sistema imunológico, restaura nossos ritmos naturais e nossa força vital.

Entrevista com a Dra. Maísa Misiara – idealizadora da Clínica Cítara Saúde

1 – Panchakarma: qual é a tradução literal dessa palavra e qual o sentido do tratamento (melhor usar a palavra “processo”) dentro da filosofia ayurvedica?

Panchakarma palavra sânscrita que significa literalmente cinco ações é um tratamento que tem sua origem no Ayurveda, medicina milenar, sistema de tratamento vigente na Índia e que se originou nos Vedas,um dos registros mais antigos do conhecimento da humanidade.

Podemos traduzi-la como Cinco Processos a serem realizados com o objetivo de prevenção ou cura de doenças por meio da redução (eliminação de toxinas) e tonificação dos tecidos, restabelecendo o equilíbrio físico e emocional.

O sentido desse tratamento que a antiga Sabedoria dessa medicina nos ensina é que, como premissa, devemos antes desintoxicar nosso corpo e nossa mente, para depois nutri-los com perfeição. Limpo, nosso organismo consegue absorver os nutrientes e vitaminas que lhe são oferecidos e que, em caso contrário só aumentariam sua intoxicação e desequilíbrio.

2 – Os chamados tratamentos “detox” têm sido bastante criticados nos últimos tempos, ora apontados como inócuos, ora acusados como prejudiciais à saúde, por conta de inúmeros efeitos colaterais. De que forma o Panchakarma se coloca (ou se distingue) dos outros tratamentos detox?

 

O Panchakarma é mais do que um tratamento “detox”.

A grande crítica aos tratamentos de “detox”, que estão se popularizando rapidamente, é que eles levam à desvitalização dos tecidos do nosso organismo, pela retirada pouco cautelosa e indiscriminada de seus elementos tóxicos e também não tóxicos, sem o cuidado em avaliar seu limite, prepará-lo e subseqüentemente, nutri-lo adequadamente.

O Panchakarma difere destes tratamentos, pois além de eliminar as toxinas, nutre e tonifica imediatamente o organismo, restaurando a vitalidade dos órgãos, a jovialidade emocional, o rejuvenescimento de dentro para fora num sentido amplo e não meramente estético.

3 – Como é (na prática)? São cinco etapas, certo? A pessoa deve seguir uma dieta específica, quais são os óleos e ervas ingeridos ao longo do processo e que reações eles provocam?

 

Os cinco processos tradicionais são:

Vamana ou vômito terapêutico (elimina as toxinas acumuladas no estômago)

Virechana ou diarréia terapêutica (elimina as toxinas acumuladas no fígado e intestino delgado)

Basti, para limpeza intestinal

Nasya, tratamento através das narinas (a porta de entrada do cérebro), que limpa os seios da face.

Rakta mokshana, limpeza do sangue

Na prática é realizado o diagnóstico para definir qual o tratamento mais adequado e que respeita a totalidade do indivíduo. Avalia-se a possibilidade de uma patologia instalada, além das características psicofísicas da pessoa. A idade, clima onde mora, resistência, estação do ano são também levados em consideração.

Cada paciente terá uma recomendação individual de acordo com esse conjunto de dados e, não necessariamente será submetido aos cinco processos de limpeza.

As reações de um Panchakarma corretamente administrado são: sensação de leveza, paz, bem estar, agilidade, calma, disposição, alegria, bom humor, vitalidade.

Porém de acordo com o grau de intoxicação que a pessoa tenha, podem ocorrer reações como enjôos, desarranjos leves gastrointestinais, tonturas; reações que são passageiras e previsíveis. Por isso mesmo, esse tratamento deve ser prescrito e acompanhado por um médico experiente em Ayurveda.

 

5 – Todo mundo pode fazer? As reações ao Panchakarma são iguais? Funciona mais em casos assim ou assado?

Nem todo mundo pode submeter-se ao Panchakarma. Existem restrições e contra-indicações: na gravidez, imediatamente após o parto, em idosos debilitados, crianças, pessoas com anemia severa, e em algumas doenças graves

 

Dra Maisa Misiara, clínica geral, especialista em Homeopatia e Ayurveda, idealizadora da Clínica Cítara Saúde; Docente do Instituto de Cultura e Escola de Homeopatia.