TERAPIAS

Terapias

Ayurveda é a medicina desenvolvida na Índia há cerca de 7 mil anos, o que faz dela um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade. Baseia-se no sistema dos cinco elementos que formam toda a manifestação material do universo: ÉTER, AR, FOGO, ÁGUA E TERRA.

Segundo essa Ciência Védica, você não é o que pensa; você esta além dos pensamentos, é o microcosmo do macrocosmo, formado através dos elementos da natureza que constituíram os corpos: físico, mental, emocional e energético em todo universo, dando a nós, esta máquina perfeita que é o corpo humano.

O Ayurveda afirma que existem 3 humores biológicos ou biótipos, chamados de Doshas, que correspondem ao percentual de determinado elemento natural em nosso organismo, que são: Vata, Pitta e Kapha (ilustração ao lado).
Pode haver um predomínio de dois destes humores (bidosha) ou de três deles (tridosha) na constituição individual.

Na visão Ayurvédica, um excesso ou deficiência destas características descritas indica um desequilíbrio no Dosha (humor biológico) correspondente, o que gera alterações patológicas nos corpos (vrikruti). Nesses casos, orienta-se várias formas para equilibrar o dosha, tentando aproximar ao máximo de sua essência primordial (prakruti). Afinal, a filosofia da saúde perfeita buscada pela Ayurveda acredita e propõe que, aquele que vive em harmonia, alcança a felicidade e paz, nos simples atos cotidianos.

Abhyanga A nutrição da pele e os equilíbrios físicos, mentais e energéticos são os principais efeitos da abhyanga, que tem como objetivo revitalizar o ser humano, através do equilíbrio dos doshas.
A massagem é feita com óleo medicinal e deslizamento das mãos em todo corpo, trabalhando sob pontos vitais, marmas, que agem diretamente em órgãos e sistemas, estimulando a circulação sangüínea e linfática e eliminando as toxinas, fortalece os sistemas nervoso e imunológico, retardando o envelhecimento, provocando uma sensação de repleta descontração muscular e harmonia do dosha
.

Shirodhara – Muitas vezes comparada com uma meditação induzida pois a mente permanece em zona alpha, a mesma que se consegue no estágio do sono, quando se recebe Shirodhara.
Durante 30 a 40 minutos um fluxo contínuo de óleo morno e medicado com ervas cairá no centro da testa provocando uma sensação de conforto e bem estar extremamente relaxante.
O Shirodhara age diretamente sobre a glândula pineal, responsável por vários distúrbios neurológicos, inibindo a liberação de substâncias que causam o estres e liberando endorfina e serotonia, hormônios do prazer.
Vários distúrbios podem ser tratados através do shirodhara, como síndrome do pânico, cansaço, deficiência de libido, depressão, insônia, irritabilidade, labirintite, fobias e outros de origem neurológica.
Um melhor resultado com o tratamento shirodhara é alcançado quando o paciente recebe uma massagem ayurveda abhyanga anteriormente, então, várias considerações deverão ser avaliadas para que o tratamento possa alcançar o objetivo esperado.

Garshana – Este tratamento é especificamente designado para os tipos corporais kapha, por ser uma massagem forte e profunda.
É uma massagem seca, sem óleo, utilizando ervas especiais para revitalizar, esfoliar e aumentar a circulação do corpo.
Ao final da sessão é aplicado o banho de vapor, swedana, conhecido como sauna terapêutica.
É um tratamento especial para eliminar células mortas, toxinas e reduzir peso, também um poderoso auxiliar para destruir celulite e tonificar os tecidos musculares.

Shiroabhyanga – É uma combinação do shirodhara com abhyanga somente na região dos ombros, pescoço e cabeça. Primeiramente aplica-se o shirodhara, depois trabalha os movimentos da abhyanga nessas regiões.
Este tratamento nutre os cinco sentidos, privilegiando os pontos de marma, muitos dos quais estão localizados ao redor da cabeça.
Recomendado para vata em excesso e pita, dores de cabeça, altos níveis de estresse, insônia, problemas do couro cabeludo, dores de cabeça, altos níveis de estresse, dentre outros.

Swedana – É uma sauna terapêutica. Após a aplicação da massagem, o paciente sentado recebe vapor no corpo com a utilização de ervas medicinais que vão beneficiar a eliminação das toxinas que estão misturadas aos tecidos, dhatus, do corpo através dos poros localizados no nosso maior órgão, a pele.

Udwartana – Uma massagem feita com uma pasta ou um pó de ervas, aplicado sobre todo o corpo e massageando profundamente com movimentos específicos aquecendo o fluxo sanguíneo para a superfície da pele e promovendo uma suave esfoliação deixando a pele macia e purificada.
Udwartana, é reconhecida em toda Índia como uma especial terapia que promove o rejuvenescimento do corpo, tornando-o mais lustroso, macio, saudável e cor de luz viva que faz a diferença pelo brilho produzido pela mistura aplicada ao corpo e relaxamento produzido em todo o trabalho.

Patra Potali – O Patra potali é um tratamento feito com “trouxinhas” (pindas) de ervas medicinais anti-flamatórias, que são esfregadas em todo o corpo, conjugadas a alongamentos com bastante óleo medicado dando ênfase nas articulações e nas regiões onde o paciente sente dor.
Indicado para dores articulares, artrite, rigidez articular, psoríase, condições de excesso de Pitta. 
Além de ser uma terapia muito eficaz no tratamento de doenças inflamatórias é altamente relaxante e agradável de ser recebida.

Pinda Sweda – Tratamento realizado como o Patra potali, feito com “trouxinhas” de arroz cozido no leite, com ervas tonificantes e nutritivas, que serão deslizados e friccionados em todo o corpo.
É uma técnica rejuvenescedora dos tecidos musculares e articulares, que promove o amaciamento dos tecidos.
A técnica beneficia o alívio de várias desarmonias como: reumatismo, osteoartrite, gota, contraturas musculares, paralisias, sistema nervoso,  dentre outra.